Submissão de Trabalhos

Regulamento e instruções para submissão de trabalhos

III Congresso Nacional de Construção de Edifícios – CONACED 2018
“Novas abordagens e tecnologias na construção contemporânea”

29 de novembro a 01 de dezembro de 2018

1. Introdução

2. É com grande satisfação que apresentamos este texto para que os autores possam submeter, de forma padronizada, os artigos completos para análise do Comitê Científico no âmbito do III Congresso Nacional de Construção de Edifícios – CONACED 2018, a ser realizado de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2018, na cidade de João Pessoa – PB.

3. Neste trabalho são apresentadas as principais diretrizes para a elaboração do artigo completo no que diz respeito à apresentação gráfica (tipo e tamanho de caracteres, espaçamento entre linhas e parágrafos, formatação de tabelas e figuras, entre outras), à estrutura e ao procedimento para a submissão dos artigos.

4. Para facilitar este processo, este documento já possui a formatação de estilos personalizados para a elaboração do texto. O autor pode, portanto, utilizar este arquivo como modelo para esta finalidade.

5. Finalmente, o autor encontrará também neste trabalho os procedimentos a serem realizados para o envio do artigo para análise pelo Comitê Científico do evento.

6. Formatação Geral

6.1. Número de páginas

7. Os originais devem conter no máximo 10 páginas. Como forma de otimizar ao máximo o conteúdo de cada página, as Figuras e Fotografias podem ser apresentadas ao longo do corpo do texto ou ao seu final.

7.1 Tamanho da folha e margens

8. O texto deve ser configurado em folha tamanho A4 (210 x 297mm). As margens esquerda e direita devem ter 3 cm, enquanto as margens superior e inferior devem ter 2 cm. A área de impressão corresponderá a um retângulo de tamanho 150 x 257 mm. Procure utilizar toda a área disponível. Exceções podem ser admitidas quando for necessário começar uma nova seção, título, subtítulo ou legenda, podendo, nesses casos, serem alocados no início da página seguinte.

9. Na primeira página, deverá ser apresentado o cabeçalho contendo a identificação do evento. Na configuração da página deverá ser acertado para que na pasta seja marcado o item e deverá ser assinalado para o cabeçalho . Na pasta referente às margens do cabeçalho a distância deverá ser igual a <2 cm>.

10. O título do trabalho deverá iniciar conforme estilo de parágrafo já personalizado para tal finalidade. O título do trabalho deverá ter, no máximo, duas linhas.

11. Apresentação Gráfica

11.1. Versão eletrônica dos artigos

12. Deverão ser enviados ao Comitê Científico dois arquivos no formato MS-Word. O primeiro arquivo deverá conter a íntegra do texto formatado de acordo com este documento; e o segundo deve ser igual ao primeiro, exceto pela retirada da identificação dos autores.

12.1. Caracteres

13. O texto deverá ser elaborado utilizando-se caracteres tipo “Times New Roman”, com variações no tamanho, estilo e efeito da fonte, conforme apresentado no Quadro 1.

13.1. Quadro 1 – Tamanho, estilo e efeito da fonte

14. Estilo 15. Tamanho 16. Estilo 17. Efeito
18. Número do trabalho 19. 14 20. Negrito 21. Nenhum
22. Título do trabalho 23. 14 24. Negrito 25. Todas em maiúscula
26. Nome dos autores 27. 12 28. Negrito 29. Nenhum
30. Contato 31. 10 32. Normal 33. Nenhum
34. Títulos do Resumo e do Abstract 35. 12 36. Negrito 37. Todas em maiúscula
38. Corpo de texto do Artigo 39. 12 40. Normal 41. Nenhum
42. Corpo de texto do Resumo e palavras-chave 43. 10 44. Normal 45. Nenhum
46. Corpo de texto do Abstract e keywords 47. 10 48. Itálico 49. Nenhum
50. Títulos primário, secundário e terciário 51. 12 52. Negrito 53. Todas em maiúscula
54. Títulos secundário e terciário; Título de Tabela, Quadro e Figura 55. 12 56. Negrito 57. Nenhum
58. Cabeçalho da Tabela e do Quadro 59. 11 60. Negrito 61. Nenhum
62. Corpo de texto da Tabela e do Quadro 63. 11 64. Normal 65. Nenhum
66. Nota de fim 67. 10 68. Normal 69. Nenhum

14.1. Alinhamento, espaçamentos entre linhas e entre parágrafos

15. Como regra geral, o corpo do texto do artigo deverá ser elaborado com alinhamento tipo “justificado”. Os títulos deverão ser alinhados à esquerda, enquanto que o título principal, nome dos autores e forma para contato deverão ser centralizados. No Quadro 2 são apresentados os espaçamentos entre parágrafos de cada estilo, sendo que, entre linhas, deve-se utilizar espaçamento “Simples”, independente do estilo.

15.1. Quadro 2 – Espaçamento entre parágrafos e tipo de alinhamento
72. Estilo 73. Espaçamento entre parágrafos (número de pontos) 74. Alinhamento
75. Antes 76. Depois
77. Número do trabalho 78. 12 79. 0 80. Centralizado
81. Título do trabalho 82. 20 83. 6 84. Centralizado
85. Nome dos autores 86. 12 87. 6 88. Centralizado
89. Formação profissional, Contato 90. 0 91. 0 92. Esquerdo
93. Títulos do Resumo e Abstract 94. 18 95. 6 96. Esquerdo
97. Título primário 98. 20 99. 6 100. Esquerdo
101. Títulos secundário e terciário 102. 12 103. 6 104. Esquerdo
15.2. Quadro 2 – Espaçamento entre parágrafos e tipo de alinhamento (cont.)
105. Estilo 106. Espaçamento entre parágrafos (número de pontos) 107. Alinhamento
108. Antes 109. Depois
110. Corpo de texto do resumo, abstract e do artigo 111. 0 112. 6 113. Justificado
114. Títulos da Tabela 115. 12 116. 6 117. Centralizado
118. Títulos da Figura 119. 12 120. 12 121. Centralizado
122. Cabeçalho e corpo de texto da Tabela 123. 2 124. 2 125. Centralizado
126. Nota de fim 127. 0 128. 0 129. Justificado

15.3. Tabelas, quadros, figuras e equações

16. Um cuidado adicional deve ser tomado com relação às Tabelas, Quadros e Figuras, pois os arquivos originais poderão sofrer uma redução. Assim, aconselha-se não utilizar caracteres muito pequenos.

17. Especificamente com relação aos Quadros, aconselha-se seguir o modelo apresentado neste documento. Se necessário, pode-se reduzir a fonte para o tamanho 10, apenas nas tabelas e nos quadros.

18. As Tabelas, Quadros, Figuras, Fotografias e Equações devem ser numerados. A sua numeração deve ser em seqüência de acordo com o título da legenda (Exemplo: Tabela 1, Tabela 2, etc.; Figura 1, Figura 2, etc.). No corpo do texto, estes elementos devem ser citados com letra inicial maiúscula (Exemplo: Tabela 1, Figura 2, Quadro 3, Eq. 4 etc.).

19. O título das Tabelas e dos Quadros deve estar localizado na parte superior das mesmas, enquanto que o título das Figuras deve ser localizado logo abaixo das mesmas, ambos centralizados, conforme já apresentado no Quadro 2. A Figura 1 mostra um exemplo de formatação.

20. Ainda com relação às Tabelas, sugere-se que as bordas verticais limítrofes não sejam preenchidas. Aconselha-se, ainda, que as bordas internas verticais e horizontais, das tabelas e dos quadros, tenham espessura igual a 1 ponto, enquanto que as bordas horizontais limítrofes tenham espessura igual a 1 ½ ponto. Esta última recomendação aplica-se também para a borda horizontal que divide o cabeçalho do corpo da tabela ou do quadro.

21. As equações devem ser centralizadas e numeradas conforme já exposto anteriormente, sendo que esta numeração deve ser feita entre parênteses, conforme exemplo a seguir.

23. onde, IC = indicador de consumo;

24. QM = quantidade de material;

25. QS = quantidade de serviço.

26. Todas as variáveis envolvidas nas equações devem ser explicitadas ao longo do texto ou logo em seguida à apresentação da equação.

27. Estrutura do Artigo

28. O artigo deverá ser estruturado da seguinte forma:

  • cabeçalho;
  • título do trabalho;
  • nome dos autores;
  • filiação profissional e endereços para contato;
  • resumo de, no máximo, 200 palavras;
  • palavras-chave (de três a cinco);
  • abstract;
  • keywords;
  • texto principal;
  • referências bibliográficas;
  • agradecimentos (opcional);
  • anexos (opcional);
  • nota de fim (opcional).

143. Importante: não se deve fazer uma folha de rosto, ou seja, deve-se iniciar o texto principal logo após as palavras-chave em inglês.

144. Submissão do Artigo

145. Os trabalhos devem ser enviados à Coordenação do Comitê Científico no seguinte endereço eletrônico: trabalhos@conaced.com.br.

146. Importante: os arquivos devem ser enviados em dois formatos: um contendo o trabalho completo identificando os autores e o segundo, também completo, porém sem a identificação dos autores.

147. O artigo poderá ter até 05 (cinco) autores, sendo obrigatório a inscrição de pelo menos 01 (um) autor no evento.

148. Recebimento dos Artigos

149. Os textos devem ser enviados até, no máximo, 30 de setembro de 2018. No entanto, em virtude do número de trabalhos inscritos, solicita-se o envio do trabalho completo o mais breve possível para análise do Comitê Científico.

150. Considerações Finais

151. Solicita-se aos autores seguir rigorosamente as instruções constantes neste trabalho. Para as situações não atendidas neste documento, sugere-se a adoção de uma resolução que não esteja completamente em desacordo com as diretrizes apresentadas.

152. Finalmente, as Coordenações dos Comitês Científico e Organizador desejam a todos um bom trabalho e esperam encontrá-los com muita saúde nos dias do III Congresso Nacional de Construção de Edifícios.